Primeira viagem internacional: Passaporte

Heello fixes!!!

Eu confesso que tô “in loooooove” com o blog, to adorando cada vez mais a ideia e querendo escrever 5 posts por dia. Cada segundo surgem novas ideias, mas é melhor ir com calma, né?! hahahaha.

Como eu mencionei no primeiro post, vou começar a falar sobre a minha primeira viagem internacional… Tudo começou quando eu recebi a triste notícia que uma pessoa muito importante, muito querida e muito especial (meu namorado, Rafael) tinha sido aprovado no programa Ciências sem Fronteiras (vou fazer um post depois falando tudo sobre o programa :P), isso aconteceu mais ou menos em outubro do ano passado, ele tinha sido selecionado pra fazer tipo uma Graduação Sanduíche de 1 ano em Portugal. Loucura, né?! Mas, apesar de ter ficado muito triste por causa do longo tempo longe, eu não ia dizer não. Ele organizou tudo e foi, só ficou a saudade imeeeensa que eu já tava sentindo.

Minha mãe, muito querida e rykha hahahah resolveu me dar esse agrado de ir visitar meu amado na “Zoropa”. Primeiro eu não sabia de quase nada da Europa, só o que “a gente vê pela tv e pela internet”, e garanto, é bem diferente. A viagem tinha que ser nas minhas férias, entre abril e maio, pois a Universidade que eu estudo teve greve e blá blá blá. Na minha opinião, foi a melhor época pra ter ido, não era tão alta estação e o clima tava suuuper agradável.

Dia de viagem definido, então, começo dos trabalhos. Era hora de tirar passaporte (vale ressaltar que não é necessário apresentá-lo nos países do Mercosul, onde pode-se usar a carteira de identidade normal), comprar passagens, decidir as cidades, reservar hoteis, etc.

Passaporte Brasileiro

Pra tirar o passaporte em Recife, você tem que solicitar no site da Polícia Federal (você vê do lado esquerdo “Serviços”, clica em “Passaporte” e em “Requerer Passaporte (para brasileiros)” e então em “emissão do passaporte”, no item 2). No site tem tudo, mas basicamente você preenche um formulário com seus dados, agenda o dia que você pode ir no aeroporto para levar os documentos, imprime o Guia de Recolhimento da União (GRU ou simplesmente o boleto – vale mais ou menos 15 dias), e leva na loteria pra pagar, o valor é de R$ 156,07. Chegado o dia agendado, você vai no aeroporto – a Polícia Federal fica no Térreo, pro lado direito, lá no final – com os documentos (originais):

Documento de Identidade e CPF;
Título de Eleitor e comprovante da última eleição;
Comprovante do pagamento do GRU;
Documento de quitação militar, para os homens;


Lá eles tirarão uma foto sua e colherão suas impressões digitais.

Você pode também:
Tirar “Passaporte de Emergência” se for o caso.
Consultar o andamento do seu pedido (Clique aqui) (o número do protocolo está no GRU).

O passaporte demora aproximadamente uma semana pra ficar pronto e você já poder ir pegar no aeroporto. Tive sorte, pois no dia que o meu saiu, minha mãe tava indo viajar e eu não precisei ir duas vezes lá hahaha

Bom, por enquanto é isso, gente. Amanhã eu conto a vocês umas dicas pra encontrar e definir qual a melhor tarifa de passagem.

Xoxo, Luíza Correia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s